Lucianna Pardo e Carlos Eduardo Cretella se conheceram na faculdade de medicina. “Éramos da mesma sala. Começamos a namorar no quarto ano e, ao todo, foram seis anos e meio juntos“, conta Lucianna. O pedido de casamento foi super tradicional e aconteceu no final de 2014. “Foi durante o almoço de Natal, com as nossas famílias reunidas”, comenta a noiva.
Iza UrbinatiFornecedoresIZA URBINATIDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisfoi a responsável pela decoração e também pela assessoria do casamento, e acompanhou os noivos durante os 16 meses de preparativos! Para a ambientação, Lucianna imaginou um projeto diferente. “Queria mesclar a rusticidade da madeira com cores mais fortes e chamativas. Também fiz questão das orquídeas vanda, que são minhas flores preferidas!”, explica.
Quando era criança, Lucianna foi em um casamento em que os vestidos da noiva e das madrinhas haviam sido todos feitos por Junior Santaella. “Desde então, sempre sonhei em casar com um modelo assinado por ele”. E assim foi! O vestido de Lucianna era todo rendado e tinha mangas longas, decote quadrado e saia volumosa. As fotos ficaram por conta de Anna Quast e Ricky ArrudaFornecedoresANNA QUAST ARRUDA E RICKY ARRUDAFotografiaSão Paulo (Capital)Leia mais, que registraram todos os detalhes do casamento!
A mesa do bolo, coberta por galhos, teve toda a rusticidade que Lucianna queria, com um toque de floresta encantada. As orquídeas roxas compuseram tanto os arranjos, quanto a decoração aérea.
Os casamentos no campo já haviam bombado em 2015. Mas, ao lado das festas na praia, eles dominaram 2016! E é fácil entender o porquê, afinal, dizer o “sim” em meio à natureza tem mesmo um charme especial. E, no ano que passou, tivemos inspirações para todos os estilos, do clássico ao boho!
1. Manuela Jacintho Ferraz + André Feder: como nunca quiseram um casamento grande e formal, Manuela e André decidiram dizer o “sim” em uma fazenda. A comemoração durou três dias, e os noivos e os convidados mais próximos ficaram hospedados no Fasano Boa Vista. A decoração da festa ficou por conta da designer de interiores Marina Linhares, que é prima de Manuela, e teve clima de festa em casa, com tons outonais e bolo de pétalas de Isabella Suplicy. O vestido de noiva, com pegada clássica,mangas longas e decote ombro a ombro, ficou por conta de Wanda Borges.
2. Marina Canabrava + Ruy Fernandes: Marina e Ruy se casaram em uma cerimônia ao ar livre e a festa teve decoração vibrante, com tons de rosa, roxo e vermelho. O vestido da noiva era todo rendado, com forro nude e efeito tomara que caia, com tule ilusion. O Buffet Rulluscuidou do menu do casamento.
3. Carolina Bohm + Artur Heringer: Carolina e Artur queriam um casamento na casa dos pais do noivo, mas a quantidade de convidados não permitiu. Então, decidiram dizer o “sim”em uma cerimônia ao ar livre, com a paisagem do Rio de Janeiro como cenário! A Martuassinou o vestido da noiva, um modelo super romântico, com renda, bordados e aplicações. A decoração da festa também seguiu o estilo romântico, em tons suaves de verde e bege, além de toques de roxo.
4. Gabriela Mattar + Guilherme Machado: o casamento de Gabriela e Guilherme aconteceu na casa da noiva, e a cerimônia ao ar livre teve vista para as montanhas e o por do sol. Gabriella usou vestido Junior Santaella, todo bordado, com cauda removível e decote generoso nas costas. A festa teve arranjos em tons de rosa e roxo e em verde e branco. Espirais de acrílico foram usados para a decoração aérea, dando um toque de brilho à ambientação.
7. Maria Luiza Vieira + Paulo Gouveia: o casamento de Maria Luiza e Paulo chama a atenção por ser uma festa na fazenda com pegada clássica! Roberto Cohencuidou da assessoria e do cerimonial, e o casamento teve clima de garden party, com muitas flores (as peônias pink estavam lindas!) e frutas na decoração. O vestido da noiva também era clássico, com tule e aplicações de flores. G. Juniorassinou a beleza de Maria Luiza, um coque clássico com maquiagem leve. O convite foi criado pela Just Bee Designe as fotos do casamento ficaram por conta de Isabel Becker.
8. Lais Castilho + Kadu Ortiz: os preparativos do casamento de Lais e Kadu duraram apenas dois meses. E o fato de já terem o local da festa, o haras da prima da noiva, facilitou o processo. A decoração teve muito verde e tons de pink e vermelho, com projeto floral de André Pedrotti. As louças da D. Filipa, em vinho e verde, complementaram o espaço. Lais escolheu um vestido de noivarendado, com mangas longas esobressaia,e as joias Miguel Alcade complementaram o look. O Estúdio das Meninasfez lindos cliques do casamento!
10. Natália Garcia + Igor Moulin: os noivos sempre quiseram um casamento ao ar livre, e escolheram a Fazenda Santa Bárbaracomo cenário. A decoração seguiu o estilo rústico-chic, em branco, verde e tons de rosa, com clima aconchegante e acolhedor. O vestido de noiva, todo rendado, com aplicações de brilho e cauda longa, era uma paixão antiga de Natália! O Arroz de Festa assinou o menu do casamento e a Lamego cuidou dos bolos e doces.
11. Julia Temke + Alexandre Franceschi: com assessoria de Carla Baroncini, o casamento ao ar livre de Julia e Alexandre teve projeto assinado por Patricia Vaks. A decoradora apostouem tons de amarelo e magenta, além de muitas folhagens e velas suspensas. Maria Mendesdesenhou o vestido da noiva, que era nude, com detalhes em renda e todo coberto por aplicações e bordados. Fazendo referência à decoração do casamento, a Just Bee Designcriou o convite.
12. Debora Zottele + Thiago Russo: Debora sempre fez questão de que Fabio Borgatto e Telma Hayashiassinassem a decoração de seu casamento ao ar livre, que teve assessoria deRoberto Cohen. E assim foi! Os dois criaram um conceito romântico, como a noiva, com tons suaves de rosa, velas suspensas e mobiliário clássico da Festah. O bolo The King Cake, todo decorado com flores de açúcar, complementou a ambientação. Como o casamento foi no inverno, Debora usou vestido de mangas longas, com saia volumosa, decote nas costas, renda e pérolas. Reforçando o clima romântico do grande dia, o convite comrosas em aquarela, que teve assinatura de Bia Coutinho. Renata Xavierfoi a responsável pelas fotos.
13. Ruhama Junqueira + Caio Manfrin: como são super ligados à natureza, Ruhama e Caio disseram o “sim” em um casamento no campo, com cerimônia ao ar livre. A decoração da festa teve árvores francesas brancas e flores desidratadas, que foram um pedido especial da noiva. Ruhama encontrou o vestido dos sonhos, da Cymbeline, na Casamarela. O modelo era de renda francesa, com mix de texturas, forro nude, fundo com pois e aplicações de flores em 3D. A headpiece delicada daCasa Vasconcelloscomplementou o penteado meio-preso de Ruhama.
14. Paula Saquy + Marcos Ortolani: Paula e Marcos queriam uma decoração aconchegante para o casamento na fazenda, e escolheram Renato Aguiar para assinar o projeto. O resultado foi um conceito com muito verde e toques de amarelo e branco. A noiva queria um vestido simples e optou por modelo com corpete rendado, saia fluida e cintura levemente marcada.
15. Sofia + João: o casamento na fazenda de Sofia e João teve clima vintage e um toque de praia. A decoração de Renato Aguiarcontou com elementos como leques de palha colorida e flores (dália e proteas africanas) escolhidas a dedo pela noiva. A paleta teve vários tons vibrantes, com o amarelo como destaque. O ar vintage ganhou mais força com o vestido de Sofia, assinado por Jenny Packham, com bordados e aplicações de brilho e pedrarias. Fernanda Scuracchiofez as fotos do casamento!
Os vários dias de festa e a paisagem são as principais razões para que os noivos escolham dizer o “sim” em um destination wedding. E em 2016, os casais foram criativos ao escolher o cenário perfeito. St. Barth, Miami, Provence, Londres, Toscana… Para quem sonha com um casamento fora do Brasil, inspirações não faltam!
1. Gabriella Magalhães + Fernando Marques: Gabriella e Fernando disseram o “sim” na região de Chianti, na Itália, e o casamento deles é um dos que estão na Revista Constance Zahn Nr. 4 (para comprar, cliqueaqui!). Nós publicamos o jantar pre-weddingaqui no site, que dá um gostinho do clima do destination wedding dos dois! A decoração ficou por conta da Tearose, que também cuidou do conceito do casamento, e a noiva usou vestido Wanda Borges.
2. Helena Bordon + Humberto Meireles: o casamento em St. Barth de Helena e Humberto foi um dos mais esperados do ano! A noiva usou vestido leve e esvoaçante, com top rendado por baixo, assinado por Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein. A decoração em verde e branco se integrou à paisagem natural e as flores em roxos deram um toque de cor. Para o destination wedding, a blogueira levou um verdadeiro time de profissionais, que incluiu Vicente Piserni, responsável pelo vídeo, e Flavia Vitória, que fez as fotos.
3. Lila McKean Warburton + DanieleBenatoff: além de ser um destino especial para Lila, St. Barth foi também onde os noivos se conheceram. Então, não houve mistério na hora de escolher o lugar para o destination wedding. Os dois queriam que a festa tivesse um clima de jantar em casa e faziam questão de ressaltar a beleza natural da ilha. A noiva usou vestido Oscar de la Renta, com silhueta clean e aplicações de renda. Para completar, bouquet de peônias brancas.
4. Dasha Muzaleva + Max Aengevelt: mais um casamento na Itália! O “sim” de Dasha e Max teve como cenário o Lago de Como, que conquistou os noivos pelo clima agradável e pela bela paisagem. Dasha também usou vestido Oscar de la Renta com flores aplicadas e completou o look com véu no mesmo padrão de aplicações.
5. Asli + Omer: Asli e Omer são turcos, mas se conheceram nos Estados Unidos. E para o “sim”, escolheram fazer um destination wedding em José Ignácio, um balneário próximo a Punta del Este, no Uruguai. O casal fez questão de que a decoração respeitasse ao máximo a paisagem local, e o resultado foi um projeto rústico e literalmente pé na areia. O vestido de noiva, um modelo Reem Acra com efeito top cropped, foi amor à primeira vista, que ganhou ainda mais charme com a guirlanda de folhagens!
6. Bia Daidone + Paulo Cezar Castello Branco: Miami foi o cenário do pedido de casamento, por isso, Bia e Paulo Cezar não pensaram duas vezes antes de voltar à cidade para dizer o “sim”. A noiva nunca sonhou com um casamento tradicional, e escolheu uma decoração descontraída, colorida e alegre, com projeto floral de Monica Rezende. O vestido Reem Acra também fugiu do clássico e combinou perfeitamente com o clima do destination wedding em Miami.
7. Beatriz Oliveira + Vinícius Ferreira: Beatriz e Vinícius disseram o “sim” em Provence, na França, onde sempre passam uma semana por ano. Os preparativos tiveram a assessoria da She Said Jazz, que ajudou os noivos com os costumes locais quando o assunto é casamento. Como o hotel onde aconteceram a cerimônia e a festa parecia um castelo, Beatriz optou por uma decoração simples, com flores típicas da região. Inspirada pelos icônicos campos de lavanda de Provence, Bia CoutinhoFornecedoresBIA COUTINHO CONVITERIAConvites & PapelariaSão Paulo (Capital)Leia maiscriou o convite do casamento.
8. Marcela + Henry: um destination wedding sempre foi o sonho de Marcela. E como Henry é inglês, os dois optaram por realizar o casamento civil em Londres. Para a festa, os noivos imaginaram um clima formal, bem britânico, com direito a um jantar tradicional. O único elemento que fugiu do clássico foi o vestido, um modelo moderno feito sob medida pela amiga da noiva, Sophia Hegg. Depois, Marcela e Henry disseram o “sim” mais uma vez em território brasileiro, e nós postamos o casamento aqui. Anna Quast e Ricky Arrudafizeram as fotos dos dois eventos!
9. May + Rene: May e Rene escolheram a Toscana, na Itália, para o destination wedding porque queriam um “território neutro” – ela é brasileira e ele, suíço. Babi Leitecuidou da assessoria do casamento, que teve três dias de festa e contou com 120 convidados. A 1-18 Projectelaborou a decoração em estilo clean e contemporâneo, com mobiliário branco, espelhado e em acrílico. O projeto floral ficou por conta de André Pedrottie teve rosas, tulipas e orquídeas brancas. Vinicius Credidio registrou em vídeo todos os detalhes do casamento!
Como o próprio título já diz, os casamentos clássicos são atemporais e nunca saem de moda. Mas isso não quer dizer que não combinem com elementos de outros estilos! E as festas que postamos aqui no site em 2016 não deixam mentir! Tivemos desde casamentos super tradicionais até os que receberam toques moderninhos, contemporâneos, campestres… Vem relembrar as festas do ano que passou!
Clássico, contemporâneo, ao ar livre, na fazenda… Os casamentos judaicos que postamos no site em 2016 seguiram diferentes estilos. E em muitos deles, a tradicional huppah foi o destaque da decoração!
2. Natasha + Florian: organizado em apenas seis meses, o casamento judaico de Natasha e Florian aconteceu ao ar livre, no Rio de Janeiro – apesar de a família da noiva ser dos Estados Unidos e a do noivo, da Alemanha. Como Florian é tradicional e Natasha, mais moderna, a decoração em verde e branco teve mix de mobiliário com luzinhas e velas suspensas. A LoveshakeFornecedoresLOVESHAKEFotografiaRio de JaneiroLeia maisfez fotos de todos os detalhes da festa!
9. Isabela + Sebastian: como queriam um casamento simples, porém elegante, Isabela e Sebastian apostaram na decoração em verde e branco com pegada clean. O destaque foi a mesa de doces, que, em vez dos docinhos tradicionais, teve os divertidos caramelos artesanais em tons de rosa, branco e verde. O Buffet FrançaFornecedoresBUFFET FRANÇABuffets & BanqueteirosSão Paulo (Capital)Leia maisassinou o menu kasher da noite!
Carolina Camargo e André Ferraz se conheceram por meio de uma amiga em comum, durante o Carnaval em Salvador. Os dois namoraram por quatro anos, e o pedido de casamento aconteceu em Sardenha. “Em um dia maravilhoso, fizemos um passeio de barco e paramos em um restaurante para almoçar, super exclusivo. Lodo que chegamos, com uma vista maravilhosa do mar, ele fez o pedido. Quando vimos, na mesa ao lado, estavam Gloria Maria e Queen Latifah, e elas vieram comemorar conosco. Foi uma festa”, conta Carolina.
No segundo ano de namoro, o casal passou um feriado no Txai Resort ItacaréFornecedoresTXAI RESORT ITACARÉDestination Wedding, Hotéis - CasamentoItacaréLeia mais, na Bahia, e se apaixonou pelo visual e energia do local. “Nem pensávamos ainda em casamento, mas a gerente do Txai nos mostrou toda a estrutura para festas. Quando ficamos noivos, olhamos vários lugares de praia, pois era o nosso sonho, mas nenhum fez nossos olhos brilharem como o Txai. Tínhamos a sensação de que, se não fosse lá, não seria perfeito“, explica a noiva. Outra razão para os noivos escolherem o Nordeste foi o clima. “Tinha receio de casar na praia em um dia frio. O Nordeste não decepciona!”.
Fábio Oliveira entrou em contato com Karina Flores para que ela participasse da campanha de Natal da empresa da família dele. “No dia do trabalho, ele foi me buscar e seguimos em uma conversa super legal até o local das fotos. No final do dia, ele pegou meu telefone pessoal e, um tempo depois, saímos para jantar. Demoramos um tempo para ficar, pois era estranho o fato de eu ter trabalhado para ele. Mas, depois do primeiro beijo, não nos largamos mais. Até hoje agradeço pela insistência”, brinca Karina.
Os dois namoraram por dois anos e o pedido de casamento veio em uma data mais do que especial. “Meu pai faleceu em fevereiro de 2015 e eu estava muito triste. Até que, no dia que seria o aniversário dele, em setembro, o Fábio fez o pedido. Foi uma surpresa linda e ele realmente escolheu a melhor data, pois não seria mais um dia triste e, sim, um motivo para comemorar! Depois, ele me contou que, antes de falecer, meu pai pediu para que ele cuidasse de mim. Até parece que foi uma aprovação, porque ele sempre foi muito ciumento comigo”, relembra a noiva.
Para organizar o casamento, que teve um ano de preparativos, Karina contou com a ajuda da sogra, que já havia planejado as festas dos outros dois filhos. “Eu sempre ouvi falar da Casa PetraFornecedoresCASA PETRAEspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais e minha sogra já tinha vontade de fazer algo lá. Foi amor à primeira vista! Adoramos o fato do espaço ter três andares, assim, poderíamos dividir a festa e fazer a cerimônia no local, para que ninguém precisasse se deslocar”, explica. A decoração foi elaborada pela 1-18 ProjectFornecedores1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais, que criou um mix entre clássico e contemporâneo.
A noiva é modelo, por isso, as fotos eram um aspecto muito importante do casamento. “Sei a diferença que uma boa luz e uma equipe experiente fazem no resultado!”, explica. E como já conhecia Anna Quast e Ricky ArrudaFornecedoresANNA QUAST ARRUDA E RICKY ARRUDAFotografiaSão Paulo (Capital)Leia mais dos trabalhos de moda, Karina não pensou duas vezes antes de escolhê-los para fotografar a festa. “Meus queridos Anna e Ricky registraram os melhores momentos da minha vida e me deixaram muito à vontade!”, elogia.
Karina havia imaginado um vestido de noiva sereia, mas acabou mudando de ideia. “Após a primeira prova, percebemos que um modelo mais princesa, com saia volumosa, combinava muito mais comigo. O vestido ficou incrível, bem acinturado, com muito brilho e decotado atrás“, conta. Para complementar o look, a noiva usou penteado meio-preso, finalizado com coroa.
Os arranjos em verde e branco e os lustres de cristal garantiram o toque clássico da decoração elaborada pela 1-18 ProjectFornecedores1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais. Já o ar contemporâneo ficou por conta dos móveis espelhados e em acrílico ou vidro. E para completar a ambientação, cortinas de luzinhas.
Foi uma amiga em comum que apresentou Anna Beatriz Fagundes e Henrique de Almeida, e o resultado foram três anos de namoro, que deram em casamento! Como não é muito romântico, Henrique precisou despistar Anna Beatriz para que o pedido oficial fosse surpresa. “Ele inventou que um amigo, que é mega romântico, tinha reservado um final de semana em uma pousada super charmosa na serra do Rio Grande do Sul, mas não poderia ir. Eu achei estranho, mas acreditei. Quando chegamos lá, o jantar foi servido na própria cabana em que estávamos hospedados. Quando terminamos, ele me pediu para ligar na recepção e pedir para retirarem os pratos. Quando voltei para a mesa, ele já estava com os olhos cheios de lágrimas. Fiquei parada, sem reação, e ele veio até mim, disse coisas lindas e se ajoelhou. Foi o pedido mais lindo! Depois, descobri que não tinha amigo nenhum na história, era tudo invenção dele”, conta Anna Beatriz.
A noiva sempre quis que seu casamento fosse na casa que a família construiu em Atibaia. “Sabia que seria difícil, pois teríamos que montar toda uma estrutura. Mas, enfim, sonho é sonho”. No entanto, quando soube da vontade de Anna Beatriz, Henrique não pensou duas vezes antes de topar o desafio. “Desde o começo, não sabíamos onde seria a festa, porque sou de São Paulo, ele é de Vitória e nos conhecemos e moramos em Porto Alegre. Qualquer cidade que escolhêssemos seria ruim, pois muitos convidados teriam que se deslocar. Já era tudo tão complicado em termos de logística, que não tinha problema complicar mais um pouquinho”, brinca.
Os preparativos duraram um ano e a MBacellarFornecedoresMBACELLAR AMBIENTAÇÕES E FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais cuidou da decoração do casamento. “Minha mãe sempre dizia que tínhamos que ter uma festa em casa e não uma casa na festa. Então, falamos para o Maurício Bacellar que não queríamos descaracterizar o espaço“, explica. Anna Beatriz trabalha com moda e é apaixonada por estamparia. “Esse foi o fio condutor da decoração. Amo listras, ikat e zig zag. Reuni todas as referências que mais amo e elaborei um mood com a cartela de cores em off-white, azul marinho e tons de rosa. Também fiz questão de escolher toda a tapeçaria da festa com o Maurício – toalhas, almofadas e tapetes”, comenta.
Anna Beatriz sempre soube que queria um vestido de noiva sereia, então não teve dificuldades na hora de escolher o modelo ideal. “Encontrei a Adriana Kavietz em Porto Alegre, que faz um lindo trabalho com renda. Ela fez todo o vestido no meu corpo e, a cada prova, ia recortando e aplicando as rendas comigo. Ficou exatamente como queria“, conta. A beleza da noiva, com maquiagem esfumada e coque baixo, ficou por conta da Agência FirstFornecedoresAGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais.
Anna Beatriz e Henrique são religiosos, então era importante que houvesse uma cerimônia na Igreja. Os dois disseram o “sim” na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Atibaia.
As estampas geométricas deram um toque moderno à decoração. O projeto floral de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia maiscontou com diferentes espécies – rosas, orquídeas, hortênsias e até suculentas. Os arranjos em branco e tons de rosa e vermelho garantiram o ar romântico da festa.
Um dos destaques da decoração de MBacellar foi o elemento aéreo, com orquídeas brancas, toques discretos de cor, muita folhagem e velas.
A mesa dos doces foi montada na área interna e, como os noivos queriam, manteve o clima de casa da festa. Os arranjos seguiram o mesmo conceito da parte externa e a estamparia apareceu em detalhes.
Mauricio Bacellar trabalha com decoração de festas (ele comanda a MBacellarFornecedoresMBACELLAR AMBIENTAÇÕES E FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais), por isso, fez questão de assinar o projeto do próprio casamento. “Como eu sou decorador e a Karla trabalha com moda e criação, a festa teve muito conceito em sua concepção”, explica o noivo. Estávamos curiosíssimos para ver os detalhes, mas, antes disso, vamos contar um pouquinho da história dos dois!
Tudo começou no Tinder. “Morávamos perto e ficamos trocando ideia um tempão! Descobrimos que gostávamos das mesmas músicas, dos mesmos lugares e, principalmente, um do outro. Foi ‘amor à primeira conversa’“, conta Karla. Os dois namoraram por dois anos e meio e o pedido de casamento foi totalmente surpresa! “Foi o maior barato! Teve choro, crise de riso, bolinho de arroz (meu favorito!), anel de noivado maravilhoso e de família e, claro, muito amor!”, conta a noiva.
Com um ano para os preparativos, Karla e Mauricio decidiram dizer o “sim” na fazenda da família do noivo, que tem mais de 150 anos. “Queríamos casar na capelinha, igual aos pais do Mau, há mais de 40 anos! Já era um desejo dele e dos pais e, assim que vi o álbum do casamento, virou o meu também! O lugar é mágico!”, explica. Karla havia imaginado uma comemoração pequena, mas logo desistiu da ideia. “Era impossível, uma vez que estava casando com o Mau, que adora fazer e participar de uma festa! Mas uma festa maior foi a melhor coisa que fizemos”, se diverte.
Para a decoração, Mauricio apostou na combinação entre amarelo e azul, com toques de branco. E, claro, a noiva aprovou! “O Mau fez melhor do que eu poderia sonhar – sou suspeita, mas é muito verdade! Tinha meu fusquinha azul, meu balanço, luzinhas, margaridas, fotos instantâneas para os convidados montarem um mural, bolhas de sabão…”, conta ela. “Foi uma mistura de ansiedade, desafio e felicidadepoder decidir e escolher todos os detalhes!”, diz o noivo.
Quando o assunto foi o vestido de noiva, Karla quis fugir do tradicional, com um modelo midi. O eleito foi um Valentino, “metade romântico, metade rock ‘n roll”, nas palavras da noiva. “O vestido era super charmoso, com bordados de pois, igual ao da minha sogra. Amei quando vi no álbum de casamento, que foi o começo de tudo!”, conta. Os ilhoses contrastaram com a delicadeza da saia rodada de tule. O charmoso bouquet de margaridinhas, o fascinator e as sapatilhas Chanel complementaram o look moderninho da noiva!
A festa foi montada tanto no jardim, quanto nos ambientes internos da casa. O projeto floral de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais teve rosas, orquídeas e glicínias. Para reforçar o clima descontraído de um casamento diurno, Mauricio optou por acomodar apenas 50% dos convidados em mesas de almoço. “Cerca de 30% ficaram em lounges e bistrots, e o restante ficou circulando pela pista, pelos jardins e ambientes da casa”, explica o noivo.
Continuando nosso especial de tendências em casamentos para 2017, floristas e decoradores também elegeram suas apostas em termos de flores e plantas. Dá uma olhada no que podemos esperar para esse ano:
FP AteliêFornecedoresFP ATELIÊFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais: “Uma tendência deste ano será as flores exóticas e desconhecidas para fugir do óbvio. Este ano apostamos nas proteas, incluindo as espécies high gold e safari. Em termo de arranjos, os descontruídos, que trazem um ar mais hype e descolado, serão boas escolhas.”
Arranjos que a FP Ateliê fez com proteas high gold para nosso almoço com as noivas
2 – FLORES FORA DO VASO
Luis Fronterotta, da DisegnoFornecedoresDISEGNO – LUIS FRONTEROTTADecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia mais – “Acredito que a tendência que vai se intensificar este ano é a questão de ser mais artístico que racional no uso das flores. Elas saem dos vasos e invadem mesa e chão através de decorações rasteiras e plantados. E no espaço aéreo, podem ser dentro de formas geométricas vazadas ou através da técnica Kokedama (como na foto abaixo).”
André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais:“Acredito que para esse ano até seguindo um pouco a tendência da Pantone, os verdes deveram prevalecer em flores e muita folhagem variadas. Folhas grandes e folhagens com movimento são bons exemplos. Em termos de arranjos, busco os inusitados, ou mesmo inovar os clássicos com folhas grandes.”
Os galhos são ótimas opções para compor a decoração aérea, como na mesas de doces, ou compondo os arranjos de flores. Combinam com outros elementos (como luzinhas), mas também podem ser usados sozinhos. O resultado é uma decoração com toque rústico e orgânico!
Decoração com galhos assinada por 1-18 Project
6 – ALGODÃO
Outra tendência, que é “prima” dos galhos, é o algodão. Em vasos grandes, eles podem ocupar tanto a mesa de doces (exemplo acima), como o altar e até a entrada dos convidados.
Decoração: Tais Puntel | Foto: Duo Borgatto
7 – CACTOS
Depois da febre das suculentas, é a vez dos cactos. A planta aparece em decorações boho e tropicais. As espécies menores ficam um charme em arranjos com pedras, suculentas e flores.
Decoração: Renata Paraíso | Foto: Dan Cabral
8 – TRIGO
Em um dos editoriais de decoração da Revista Constance Zahn Nr. 4 (compre aqui!), usamos o trigo, que é uma das nossas apostas para 2017! Poucos dias depois de fazermos as fotos, fomos supreendidos com a linda exposição do artista Gad Weil que, a convite da Maison Chanel, cobriu a Place Vedôme (2800 m2) de pés de trigo! Tudo em homenagem à recém-lançada linha da alta-joalheria da maison que teve como tema o trigo, um dos símbolos da Chanel. Tudo isso para dizer que o trigo nunca esteve tão em alta! Com seu tom elegante de dourado, fica muito chic em casamentosno campo, e pode compor desde arranjos até detalhes da mesa dos convidados – como o porta-guardanapo! No bouquet da noiva ele também vai muito bem!
Decor assinado por Flor & Forma para editorial da Revista Constance Zahn nr.4 | Foto: Julia Ribeiro
Cristiane Mofarrej e Rodolfo Torello se conheceram em Ilhabela, apresentados por um casal de amigos em comum. “Mas não chegamos a namorar de cara. Após alguns meses, esse casal insistiu que nos encontrássemos novamente, pois eles achavam que tínhamos muito a ver”, conta Cristiane. E os amigos estavam certos! Logo, eles começaram a namorar e, depois de um ano, veio o pedido de casamento. “Estávamos em Firenze, na Itália, e um dia antes de ir embora, fomos jantar em um restaurante super romântico, que fica dentro de uma caverna. Foi tudo maravilhoso! Uma sala particular, toda decorada com velas e limões sicilianos, e um violinista tocando para nós. Eu só chorava…”, relembra.
O maior desafio para Cristiane e Rodolfo foi definir o local do casamento. “O Rodolfo é de origem italiana e possui um castelo na Itália. Nós amamos praia, e Ilhabela tem tudo a ver com a nossa história. Mas sabíamos que São Paulo seria muito mais fácil para todos os nossos amigos e familiares. Além disso, minha mãe tem uma casa linda e eu, como filha única, teria que aproveitar essa oportunidade!”, conta a noiva. Flavia BoutrosFornecedoresFLÁVIA BOUTROSAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais acompanhou os noivos durante os preparativos, que duraram apenas seis meses. “Ela foi impecável e fez com que tudo saísse perfeito. Sinto até saudades das reuniões que tínhamos!”, elogia. Os detalhes da festa foram todos registrados pela fotógrafaFlávia VitóriaFornecedoresFLÁVIA VITÓRIA PHOTOFotografiaSão Paulo (Capital)Leia mais.
Para a decoração do casamento, Cristiane escolheu José Antonio de Castro Bernardes. “Ele é clássico e chic, falamos a mesma língua”, justifica. Já o vestido de noiva foi desenhado por Tyiomi, com quem a noiva tem uma relação de longa data. “Ela costura para a minha família há anos, fez o vestido de noiva das minhas duas tias e o meu de daminha, quando eu tinha apenas 4 anos. Além disso, faz modelos maravilhosos e é uma pessoa muito querida”, conta. O vestido escolhido era rendado, com decote ombro a ombro. O fundo acetinado nude destacou as aplicações e bordados de brilho.
No interior da casa, as portas e janelas foram emolduradas por flores brancas e folhagens.
A mesa de doces fugiu do tradicional verde e branco, recebendo rosas em tom suave de rosa e doces em bandejas de prata, com forminhas em verde. Super delicado, o bolo feito por Isabella SuplicyFornecedoresISABELLA SUPLICYBolos & DocesSão Paulo (Capital)Leia maisfoi decorado com flores brancas e pequenas bolinhas.
Os doces e o bolo foram dispostos em três mesas em estilo veneziano. Assim como o restante da decoração, o espaço teve arranjos em verde e branco, velas e peças de cristal e prata. A parede de folhagens foi o background perfeito!
Silvia Carvalho e Lucas Faria se conheceram ainda na época da escola e, até o casamento, foram 11 anos de namoro. “Ele estudava na sala da minha melhor amiga e foi ela que nos apresentou. Ficamos muito amigos e, depois, começamos a namorar”, conta Silvia. Depois de quase uma década juntos, Lucas fez o pedido de casamento, que aconteceu em Nova York. “Ele me disse que queria dar uma passada no Central Park. Quando chegamos à ponte, ele fez o pedido! Ele havia contratado um fotógrafo, que registrou oantes, o durante e o depois!”.
Como os noivos moram em Boston, os quase dois anos de preparativos foram um desafio. “A equipe da Babi LeiteFornecedoresBABI LEITE EVENTOSAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia maisnos ajudou muito com a assessoria. Minha mãe também foi importantíssima, pois ela ia às reuniões me ligava via Facetime. Fiz questão de participar de tudo, mesmo estando longe. Duas semanas antes do casamento, fui para o Brasil e marquei reuniões para conhecer os fornecedores e tomar as decisões finais pessoalmente”, explica. A cerimônia foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Brasil, como Silvia sempre sonhou, e a festa para 600 convidados aconteceu na Casa FasanoFornecedoresCASA FASANOEspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais. A decoração de Castro Bernardes teve projeto floral de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais, que usou muitas orquídeas, como a noiva queria.
Silvia comprou o vestido de noiva em Boston, e escolheu um corte sereia com detalhes em renda. O modelo era tomara que caia, mas Silvia optou por customizá-lo, colocando alças também de renda.
Os tons de rosa deixaram a decoração romântica e, ao mesmo tempo, vibrante. As instalações aéreas, de flores, folhagens e velas, foram um dos destaques da ambientação.
A mesa do bolo foi toda revestida por folhagens e recebeu bandejas de prata. A decoração floral teve apenas folhas e orquídeas em fúcsia.
Estella Tawill e Renato Radomysler se conheceram na balada, mas o relacionamento só engrenou depois que a irmã da noiva deu uma forcinha. “Na época, nos adicionamos no Facebook, mas, depois, nunca mais nos vimos. Depois de um tempo, minha irmã quis nos apresentar. Eu fiquei com vergonha e falei que não gostava muito dessas coisas, mas acabamos saindo e começamos a namorar”, conta Estella.
Como já havia feito dois vestidos com Demi Queiroz, Estella não pensou duas vezes antes de convocar o estilista para assinar look de noiva. “Como sou formanda em moda e amo tudo relacionado ao assunto, essa foi a melhor parte para mim. Queria algo diferente e que fosse a minha cara, e ficou mais bonito do que eu imaginava”, comemora. Tomara que caia, o vestido tinha saia em camadas com discretos detalhes florais. Para a cerimônia, Estella usou uma espécie de capa, cobrindo a região do colo. “Como não queria usar véu, apostei em flores para finalizar a trança. Para complementar, usei joias de família“.
Gypsophilas compuseram toda a decoração da cerimônia: o arco de flores, os canteiros da nave e a chuppah.
Estella imaginou uma decoração em verde e branco para a festa. “E para combinar com a casa da fazenda, quis toques rosados nos arranjos”, explica a noiva.
Fabiana Graziano é brasileira e DiegoMarín, colombiano. E os doisse conheceram na Califórnia, durante um casamento. “A noiva era uma das minhas melhores amigas, que se casou com um americano. O melhor amigo dele estava noivo de uma colombiana, que é prima do Diego. Ele, por acaso, foi à festa e, por coincidência do destino, nos conhecemos!”, relembra Fabiana. De volta da viagem, eles começaram a se falar todos os dias pela internet. “Até que o Diego decidiu vir a São Paulo e começamos a namorar. Foram longos seis anos de namoro a distância, entre SP e Bogotá”, conta.
Para fazer o pedido de casamento, Diego escolheu um cruzeiro pelo Caribe. “Foi muito emocionante, porque eu não esperava que acontecesse nessa viagem! Quando ele me mostrou o anel, não acreditei e fiquei pedindo para ele repetir, rs! Além disso, minha irmã havia ficado noiva três meses antes(o casamento dela saiu aqui no site!). Então, na minha cabeça, era o momento dela. Mas foi muito gostoso poder viver essa experiência juntas!”.
É comum as noivas terem o sonho de casar na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Mas, no caro de Fabiana e Diego, a história foi um pouquinho diferente. “Sempre sonhei com um casamento no campo, mas o Diego se apaixonou pela Nossa Senhora do Brasil e me fez um único pedido: casar ali. Além disso, ela fica exatamente no cruzamento entre as avenidas Brasil e Colômbia, então, não tive como recusar esse pedido!”, explica. Os preparativos tiveram assessoria da Toda de BrancoFornecedoresTODA DE BRANCOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais, e duraram um ano e meio. “Além de amigas pessoas, as meninas da Toda de BrancoFornecedoresTODA DE BRANCOAssessoria & CerimonialSão Paulo (Capital)Leia mais são profissionais incríveis! Mas, como sou master detalhista e amo fazer esse tipo de coisa, me envolvi em todos os detalhes: do porta-guardanapo feito pela minha mãe até as forminhas de doces, móveis, flores, etc.”.
Seis meses antes do casamento, Fabiana e Diego foram surpreendidos com a notícia de que o espaço que haviam escolhido para a festa fecharia. “Os fornecedores estavam todos contratados, tudo estava pago. Foi um choque terrível, não dormi por várias noites. Faltando tão pouco tempo, a maioria dos lugares já estava ocupada na data que coincidia com a Igreja. Além disso, não poderíamos alterar o dia, já que muitos colombianos já haviam comprado passagem e reservado hotel”, conta. Mas, no final das contas, deu tudo certo! “Negociamos com o Hotel UniqueFornecedoresHOTEL UNIQUEHotéis - Casamento, EspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais, que nos acolheu com muito carinho! E hoje, depois de tudo, sei que foi a melhor coisa que aconteceu, porque o serviço e a comida do UniqueFornecedoresHOTEL UNIQUEHotéis - Casamento, EspaçosSão Paulo (Capital)Leia maissão incríveis!”, elogia. MBacellarFornecedoresMBACELLAR AMBIENTAÇÕES E FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisfoi o escolhido para a decoração da festa, e reproduziu o sonho de Fabiana de casar em um jardim. “Todo mundo que entrava no salão tinha a mesma sensação: de estar em um espaço aberto, no jardim de uma casa!”, comemora.
Antes de ser pedida em casamento, Fabiana tinha um atelier de vestidos de festa. “No casamento da minha irmã, desenhei o vestido da minha mãe, das daminhas, o meu, além de muitas madrinhas e convidadas. Por isso, sabia tudo o que poderia ser feito no vestido e tinha milhares de ideias na cabeça. Mas, antes de casar, tive que me mudar para Bogotá, para tocar as obras do nosso apartamento. Então, tive que fechar o atelier e era impossível fazer qualquer vestido a distância”, conta. Foi quando Fabiana decidiu entregar a missão a André Betio. O resultado foi um modelo de mangas longas, com aplicações de renda e de flores em 3D. “Mantive a tradição da mantilha. Desenhei o bordado, que foi todo feito a mão, com minha mãe e antiga contra-mestre”, explica.
A cerimônia de Fabiana e Diego uniu as culturas brasileira e colombiana. “Além das alianças, trocamos também as Aras. É uma tradição católica da Colômbia, em que os noivos trocam 13 moedas: 12 simbolizam os meses do ano e uma representa a generosidade com os menos favorecidos”, explica.
Para Fabiana, outro ponto importante da decoração é a mesa de doces. “Por isso, quis, na verdade, uma sala de doces, com muito verde caindo em cascatas por todo o espaço”, explica a noiva. Os doces foram acomodados em mesas de diferentes estilos e tamanhos, que deixaram a ambientação mais dinâmica. O boloThe King CakeFornecedoresTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo (Capital)Leia maiscomplementou a ambientação.
Daniele Sertório se mudou para San Diego, na Califórnia, para estudar inglês. Enquanto isso, Fabien Jossi, que é suíço, planejava ir para o Havaí, também para aprender a língua. “Depois de dois meses, resolvi sair de San Diego, porque lá tinha muitos brasileiros e eu não consegui aprender inglês. Já o Fabien não conseguiu vaga na escola do Havaí. Enfim, o destino fez com que eu mudasse para Long Beach, o único lugar onde ainda havia vaga para ele. No final de uma festa de Halloween com todos os alunos da escola, o Fabien disse que estava interessado em mim. E a partir daí, não nos separamos mais”, relembra Daniele. Depois de três meses juntos nos Estados Unidos, os dois voltaram para seus países. “Foram cinco anos de namoro a distância. A cada três meses, eu ia para a Suíça ou ele ia para o Brasil”.
No final de 2014, Daniele se mudou para Genebra e os dois decidiram se casar. O casamento civil, com recepção para 40 pessoas, aconteceu na Suíça em fevereiro de 2015. E dois anos depois, o casal disse o “sim” no Brasil, com festa na Casa PetraFornecedoresCASA PETRAEspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais. “Escolhemos o espaço por ter ótima localização e diferentes ambientes, o que facilitou para realizarmos o welcome drink, a cerimônia, o coquetel e o jantar, tudo no mesmo local“, explica. A 1-18 ProjectFornecedores1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisassinou a decoração, que seguiu o estilo clássico com toques contemporâneos. “A paleta de cores tinha branco, verde e dourado. Também queríamos bastante transparência, cristais e espelhos“, conta Daniele. O projeto floral ficou por conta de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais, que apostou em muitas rosas e orquídeas.
Daniele já sabia como seria o look de noiva perfeito: vestido com decote ombro a ombro e bordados em cristais e pérolas. E para completar, tiara e véu de no mínimo quatro metros. “Optei pela Maison KasFornecedoresMAISON KASVestidos de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais, que foi quem me deixou mais segura. Só consegui fazer três provas, pois moro na Suíça”, conta. O penteado, um meio-preso clássico, foi escolhido apenas no dia do casamento. “Os acessórios e as joias, de Miguel Alcade, foram escolhidos antes de tudo! Sempre soube que queria uma tiara e brincos longos“. E para fotografar todos os detalhes, os noivos escolheram Ricardo HaraFornecedoresRICARDO HARA FOTOGRAFIAFotografiaSão Paulo (Capital)Leia mais.
Para a cerimônia, Daniele queria uma decoração que remetesse a um “ambiente celestial”. Por isso, a 1-18 ProjectFornecedores1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo (Capital)Leia maisusou cortinas e cascatas de luzinhas, além de muitas flores. A passarela espelhada deu um ar contemporâneo ao espaço. E um dos momentos mais especiais da cerimônia foi quando o noivo surpreendeu a noiva com seus votos. “Ele ainda não fala português e, primeiro, fez o discurso em francês. Mas, depois, falou tudo em português! Foi uma grande surpresa”, relembra.
A decoração da festa seguiu o mesmo estilo da cerimônia, com muitas luzinhas, flores e lustres de cristal. E para garantir a leveza do ambiente, mesas de vidro e cadeiras de acrílico.
No salão, a decoração das mesas dos convidados ficou por conta de arranjos altos e baixos, marcados por rosas e orquídeas, todos assinados por André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais. Castiçais e sousplats de acrílico complementaram o espaço, deixando a decoração em evidência.
Carol Cury e César Garetti Filho namoraram por seis anos, e o pedido de casamento aconteceu no mesmo hotel que o pedido de namoro. “Foi em um jantar na areiaà luz de velas!”, conta Carol.
Assim que começou a pesquisar vestidos de noiva, Carol se apaixonou pelas criações de Sandro Barros. O modelo escolhido por ela era todo bordado, com saia volumosa e leve toque de brilho. Para complementar o look, maquiagem clean e coque clássico.
Pode-se dizer que a história de Gabriela Leite e Guilherme Cristovam tem um quê de Cinderela! “Nos conhecemos em uma festa de formatura e, durante a noite, acabei tirando meu sapato e não lembrava onde havia deixado. Ele ficou comigo até o final, procurando, mas infelizmente não encontramos! Nisso, perdi também a minha carona, e ele se ofereceu para me levar para casa”, conta a noiva. Depois, Gabriela acabou encontrando os sapatos – e também um namorado!
Os dois namoraram por quatro anos, sendo dois à distância. O pedido de casamento aconteceu em Campos do Jordão e não foi exatamente uma surpresa para Gabriela. “Ele ficou tentando esconder, mas, no fundo, eu sabia! Quando estávamos no meio do jantar, ele simplesmente pegou o anel e falou ‘quer casar comigo?’. Claro que disse ‘sim’!”, relembra.
Para o casamento, os noivos escolheram o Sítio do Carroção, que foi fundado pelos avós maternos de Gabriela. “Lá é um resort pedagógico para crianças e adolescentes, mas, para mim, é muito mais do que isso! Meus pais se casaram lá e também foi o lugar onde passei todas as minhas férias, meu segundo lar“, justifica. A cerimônia aconteceu ao ar livre, e a festa foi realizada parte em espaço aberto e parte no salão recém-inaugurado. A decoração seguiu o estilo clássico, com flores brancase pinceladas de rosa suave. O projeto floral teve assinatura de André PedrottiFornecedoresANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo (Capital)Leia mais.
Para comprar o vestido de noiva, Gabriela viajou para Miami. Ela escolheu um modelo liso com saia volumosa, assinado por Carolina Herrera. Os acessórios eram todos da Cristovam Joalheria, que pertence à mãe do noivo. “Quis um penteado meio-preso, pois nunca uso o cabelo totalmente preso, e queria ser o ‘mais eu’ possível. O véu acompanhou o estilo do vestido, bem clean“, explica.
Foi logo depois de se conhecerem em uma festa de amigos em comum, que Amanda Bueno e Ricardo Manrubia começaram a namorar. “Foram oito anos juntos até o pedido de casamento!”, conta Amanda. Como sabia que Paris era um lugar especial para a então futura noiva, Ricardo escolheu a capital francesa como o cenário do primeiro “sim”. “Foi em um jantar no Rio Sena, aos pés da Torre Eiffel! Agora, Paris significa muito não só para mim, quanto para nós dois!”.
Os preparativos duraram 10 meses e, diferente do que acontece com a maioria dos casais, foi o noivo quem assumiu o controle! “Ao longo da organização, a noiva surtou – trabalho, casa nova, festa… Rs! E quem assumiu? O noivo mais dedicado que já existiu. Ele fazia cronogramas, participava de reuniões e me designava tarefas! Cada detalhe teve a coordenação dele”, comenta Amanda. A mãe da noiva também participou ativamente dos preparativos, cuidando da papelaria do casamento. “Ela fez o encarte dos convites, que, modéstia à parte, foi o convite mais lindo que já vimos! Também fez os porta-guardanapos, as lágrimas de alegria e as caixas dos padrinhos! Foi um anjo em nossas vidas”.
A cerimônia aconteceu na Igreja Santa Teresinha, que era um desejo em comum dos noivos. “Eu fui batizada lá e morei a minha vida toda no bairro de Higienópolis. E ele queria homenagear a mãe, já falecida, que estudou no Colégio Teresiano. Além disso, a Igreja é linda, acolhedora e tem a famosa chuva de pétalas“, conta. Como sempre sonhou com uma festa na Casa PetraFornecedoresCASA PETRAEspaçosSão Paulo (Capital)Leia mais, Amanda não pensou duas vezes antes de receber os 260 convidados no espaço. “Já tinha ido a vários casamentos lá, e o que mais me chamava a atenção era o pé direito duplo e a integração dos ambientes“, elogia.
Amanda tinha medo de não encontrar o vestido de noiva dos sonhos, mas a missão se revelou muito mais fácil do que ela imaginava! “Fui ao atelier do Lucas AnderiFornecedoresLUCAS ANDERIVestidos de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais, porque todas as minhas referências me levavam até ele. E logo na primeira visita, me apaixonei pelo primeiro vestido que provei!”, relembra. Amanda escolheu um modelo de mangas longas com blusa de renda de arabescos e saia volumosa. Para o penteado, a noiva apostou em coque clássico com tiara de Renata BernardoFornecedoresRENATA BERNARDOAcessórios de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais. “O acessório combinou perfeitamente com os brincos, que eram da minha amiga e madrinha e que usei como o something borrowed“.